Redação
A redação do vestibular é um dos itens mais citados por alunos durante a preparação para o processo seletivo. Ela pode ser uma vantagem para quem tem intimidade com a escrita, mas causa apreensão em quem não se sente tão confortável para escrever com um prazo tão curto.
Para se dar bem na prova de redação, não é preciso ser um Machado de Assis; basta apresentar um texto conciso e repleto de boas ideias.
Quer escrever uma redação para arrasar no vestibular? Confira nossas dicas:
Não se preocupe demais com a gramática
É bem verdade que um texto bem escrito não permite desacordos com as normas da língua portuguesa. Porém, um dos erros mais cometidos por candidatos em processos seletivos é a preocupação extrema com a gramática. Quando nos atemos demais a esses pequenos erros, deixamos de dar atenção à argumentação do texto. Por isso, preocupe-se em estruturar bem a sua defesa. Planeje-se para fazer um rascunho a lápis: dessa forma, você terá tempo para apagar eventuais erros e conferir a estrutura das suas frases.
… mas procure escrever corretamente
Você não precisa ficar extremamente preocupado com a gramática, mas ela ainda é uma aliada na redação do vestibular. Atenha-se às concordâncias nominais e verbais. Estude o posicionamento da vírgula e enriqueça o seu vocabulário para evitar repetições. Além de estudar bem as regras, procure aplicá-las no dia a dia, até mesmo em textos para redes sociais. Exercite o ato da escrita!
Mantenha-se bem informado
Para escrever bem, é preciso ler muito. Escrever uma boa redação depende de embasamento. Por isso, é tão importante acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo, se informar sobre os temas mais discutidos nas redes sociais e trocar ideias com seus colegas sobre o que ocorre no lugar onde vive. Temas de redação não são tão previsíveis, e estar bem atualizado depende de um olhar atento! Assim, fica mais fácil tomar posicionamento diante dos acontecimentos.
Procure por diferentes fontes de informação para ter mais perspectivas sobre o tema: leia colunas, editoriais de jornais, páginas na internet e assista aos noticiários da TV. Se o tempo anda curto, escute jornais e podcasts durante o trajeto para o trabalho ou para a escola. O Brainstorm tem uma ótima seleção de podcasts sobre variados assuntos.
Assuma e defenda uma posição
Em situações delicadas como um vestibular, tendemos a não assumir um posicionamento por medo da avaliação. Em uma dissertação, no entanto, é importante que o redator assuma uma posição. Debater ideias, propor hipóteses e ponderações enriquecem o texto e mostram ao avaliador o seu potencial de reflexão. Não se contente em constatar os fatos.
Só não vale dar opinião sem validá-las com bons argumentos! Em uma redação, os avaliadores buscam pela capacidade dos candidatos de organização do raciocínio. Para desenvolver essa habilidade, procure grupos de discussão sobre temas atuais. Busque opiniões diferentes e confronte os argumentos dos debatedores.
Ao construir a sua argumentação, busque os pontos problemáticos do tema, aqueles que suscitam polêmicas. Seja preciso e use um tom mais formal, evitando ambiguidades. Verifique atentamente se as suas argumentações não causam contradições entre si.
Siga as orientações no manual do candidato
Ler atentamente as instruções da prova e do manual do candidato parece ser um conselho óbvio. Porém, muitos estudantes são reprovados por desconsiderarem os textos de referência ou os itens pedidos na proposta.
Além de avaliar a capacidade de escrita e argumentação do candidato, uma prova de redação pretende verificar se o redator sabe ler criticamente e interpretar dados e fatos. Leia cuidadosamente a coletânea de textos que acompanha a proposta de redação!
Encare a escrita como um exercício objetivo
Está esperando inspiração para escrever? Tire já o cavalinho da chuva! A escrita exige conhecimento e raciocínio, e é um exercício objetivo de razão. Por isso, é tão importante praticar: aos poucos, você desenvolve suas próprias estratégias para encadear argumentos e um vocabulário cada vez mais rico.
Faça exercícios diários para ganhar mais intimidade com as palavras e busque avaliação dos professores. Caso esteja estudando sozinho, busque exercícios como os do Banco de Redações do Uol e do Descomplica e peça ajuda àquele amigo craque em língua portuguesa!
Faça as redações dos anos anteriores
Fazer as provas anteriores do processo seletivo para o qual está se candidatando fornece um bom embasamento sobre o estilo dos enunciados, o tipo de questões apresentadas e alguns dos desafios mais recorrentes. O mesmo vale para a redação. Assim, você se acostuma ao tipo de proposta do vestibular e não leva um susto no dia da prova.
Aproveite bem o rascunho
Sabe aquela folha para rascunho que costumamos usar para a resolução da prova de Matemática? Aproveite-a bem para compor a redação. Nela, faça um roteiro para organizar suas ideias, anotando suas ideias sobre o tema e os argumentos que você usaria para defendê-las. Caso haja tempo e o vestibular permita, faça a redação a lápis e passe a caneta em seguida, para evitar eventuais errinhos e borrões.
Não use frases ou parágrafos longos
Quando nos empolgamos com a escrita, é comum que façamos frases grandes para explicar um determinado assunto. Um truque eficiente é verificar se a sua frase ocupa 3 ou mais linhas. Se sim, leia a frase novamente e arranje uma maneira de dividi-la em mais frases. Assim, o texto fica mais fluido e limpo.
Respeite a formatação
Leia atentamente as instruções da prova. Muitas delas pedem, atentamente, que os candidatos não ultrapassem o número de linhas e o limite das bordas da folha de redação. Planeje-se para construir uma argumentação concisa, que caiba no espaço fornecido para escrita. Por isso, é tão importante organizar-se nas folhas de rascunho. Exercícios diários ajudam a construir uma noção de tamanho.
Preocupe-se também com a sua caligrafia. Com o uso cotidiano dos computadores para a escrita, é possível que a letra vá ficando ilegível. Faça os exercícios de redação à mão.
Lembre-se do título
Esquecer o título da redação retira muitos pontos na sua avaliação. Caso seja um costume deixar o título da redação por último, deixe um espaço com a palavra “título” escrita a lápis para não se esquecer.
Para escrever bem, não há segredo: pratique, leia e corrija! Prepare-se bem para a redação e dê um tchau para a ansiedade.
No Comments