Enem/Vestibular: Futurismo.

O que foi o futurismo?

Apesar de se chamar futurismo, essa escola vem lá do final do século XIX e envolveu principalmente a literatura e as artes plásticas. O movimento se iniciou na França e procurava dar ênfase aos traços coloridos.

A obra que “inaugurou” o futurismo foi o Manifesto Futurista, do poeta italiano Filippo Marinetti, publicado pelo jornal francês Le Figaro. O texto enfatizava o lema “Liberdade para as palavras”.

Todos os artistas e autores do futurismo acreditavam na rejeição ao passado e aos valores hipócritas de moral duvidosa. Suas obras buscavam mostrar toda a agitação da vida moderna, assim como as evoluções tecnológicas daquela época.

Alguns dos artistas que participaram da Semana de Arte Moderna de 1922 foram influenciados pelos futuristas.

Eles estavam interessados em rejeitar os modelos antigos europeus e começar um novo padrão nacional, ou seja, olhar para o futuro.

No Brasil, não apenas o futurismo, mas boa parte dos movimentos de vanguarda, como o dadaísmo, o cubismo, o expressionismo, entre outros, teve adeptos que estavam presentes na Semana de 22.

quais são as principais características do futurismo


quem são os principais autores do futurismo


quem são os prinipais artistas do futurismo


E aí, achou o movimento futurista interessante? Não deixe de analisar as obras citadas e pesquisar mais sobre os principais autores do futurismo. Isso vai te ajudar a ampliar a área de conhecimento e sair na frente dos seus concorrentes para conquistar uma vaga no curso escolhido.

Você pode aproveitar e, além de entender quais são os principais autores do futurismo, estudar também quem foi e as ideias do sociólogo Émile Durkheim e do filósofo Platão.





No Comments

Seja bem-vindo. Hoje é