RODA DE CONVERSA
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno será capaz de exercitar a
habilidade expressão oral com entonação, organização coerente da fala, escuta,
interpretação e reconto escrito.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com
o aluno
Conhecimentos sobre a organização da
escrita alfabética, compreensão de produção de texto, reconto.
Estratégias e recursos da aula
Nos processos que envolvem a
alfabetização não podemos deixar de lado as experiências e a necessidade da
oralidade, que pode e deve ser orientada de diversos modos. Em especial, com a
ampliação do Ensino Fundamental para nove anos de escolarização, há de se
aguçar o olhar e reflexão critica sobre as especificidades do publico que
recebemos para alfabetizar. É necessário assim, reconhecemos o universo da
oralidade tão presente no público infantil. Faz-se necessário ponderar que há
muitas situações que reconhecemos e consideramos a importância e a riqueza das
experiências trazidas pelos alunos em momentos de rodas de conversa na sala de
aula. Contudo, apesar de todas estas ponderações, é comum que a rotina agitada
e intensa do cotidiano escolar nos induz a dispor pouco e muitas vezes nenhum
contato com a expressividade oral espontânea das crianças.
Ao observar este desejo habitual e
tão espontâneo que os alunos apresentam de partilharem suas experiências
cotidianas planejei este projeto que visa garantir, legitimar, a expressão
“livre” e espontânea em sala de aula. Assim, professor (a) você terá em seu planejamento
semanal um momento especial para uma escuta, não só sua, mas de todo grupo,
para todo grupo. Na tentativa de organizar este momento, para que todos possam
participar, para que sejam motivados a ouvir com atenção e respeito o outro, e
ainda pensando na necessidade de orientar e evidenciar que todo dialogo requer
uma organização de ideias e de temas estruturei este momento nos seguintes
passos:
1 – O professor (a) deve organizar dois saquinhos ou duas caixinhas. Em um (a)
deve conter o nome de todos os alunos da sala e também o seu, se desejar. No
(a) outro (a), você deverá propor temáticas/fatos. Sugiro as seguintes:
engraçado, medo, tristeza, surpresa, alegria, raiva, emoção, e outros mais que
desejar.
Explique as crianças que uma vez por
semana (defina um dia e horário fixo em sua rotina) vocês farão esta roda, para
falar sobre o tema que será sorteado. Além dos que foram propostos por você,
solicite que escrevam através de uma única palavra algum assunto que gostaria
de falar, para que possam se conhecer e se aproximar mais.
2- No dia definido, será sorteado o
nome de três crianças da turma e um tema para conversa. Uma vez sorteado o
tema, as crianças sorteadas deverão falar sobre alguma experiência, algum fato
ocorrido que já viveu ou viu alguém próximo do seu convívio viver. Por exemplo:
Se sair o tema ENGRAÇADO, a criança deverá relatar algo de engraçado que já
aconteceu com ela ou com algum familiar. Se não se lembrar de nenhum fato
próprio, pode contar também uma piadinha (infantil), por exemplo.
Para o dia em especial as três
crianças terão maior tempo para relatar e motivar o assunto proposto, o que
certamente não deve impedir a interação dos demais. Caberá a você professor (a)
a perspicácia de conduzir e orientar o momento.
3- Uma vez que “todos” se
expressaram as crianças devem voltar para as carteiras e então registrar por
meio de um texto uma das histórias contadas, pelo tema proposto. Para esta
atividade professor (a) sugiro que peça o reconto de uma das três apresentadas,
mas caso deseje poderá pedir que a criança registre no caderno uma experiência
pessoal, de acordo com o tema sorteado no dia. Como pode ver ambas irão
requisitar capacidade de interpretação do fato com a temática, bem como a
expressão da história com coerência e clareza.
Avaliação
Esta atividade possibilita não só
uma observação global da turma no que diz respeito à capacidade de escuta,
atenção, envolvimento entre o grupo, mas também o desenvolvimento e exercício
de expressão oral e entonação para fala diante de um grupo, sintetização de
ideias e coerência necessária entre tema e fato proposto. Por fim, deve-se
avaliar ainda, as produções de texto no que diz respeito ao reconto de uma
história, a clareza de ideias, a “transposição” da linguagem oral para escrita,
além de questões ortográficas e de pontuação.
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