Ler.

APRENDENDO A LER

 

 

“APRENDER A LER É AMPLIAR AS POSSIBILIDADES DE INTERLOCUÇÃO COM PESSOAS QUE JAMAIS ENCONTRAREMOS NA FRENTE E, POR INTERAGIRMOS COM ELAS, SERMOS CAPAZES DE COMPREENDER, CRITICAR E AVALIAR SEU MODO DE COMPREENDER O MUNDO, AS COISAS, AS GENTES E SUAS RELAÇÕES. ISSO É LER. E ESCREVER É SER CAPAZ DE COLOCAR-SE NA POSIÇÃO DAQUELE QUE REGISTRA SUAS COMPREENSÕES PARA SEREM LIDAS POR OUTROS E, PORTANTO, COM ELES INTERAGIR.”

JOÃO W. GERALDI

 

LEITURA

 

A COMPREENSÃO COMEÇA ANTES DA LEITURA:
NA TOMADA DE CONSCIÊNCIA DOS USOS DA ESCRITA;
NA INSTAURAÇÃO DE FORTES VIVÊNCIAS EM TORNO DOS TEXTOS.
 
LER É ATRIBUIR SENTIDO A UM ESCRITO:
A PARTIR DE UM QUESTIONAMENTO;
NASCIDO DE UMA REAL NECESSIDADE;

TIRANDO TODOS OS INDÍCIOS QUE PODEM SER CONTADOS: HIPÓTESES E CHECAGEM.

 

LER É UM PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE O LEITOR E O TEXTO PARA SATISFAZER OS OBJETIVOS QUE GUIAM A LEITURA.

 

LER É COMPREENDER.

 

PARA QUE A LEITURA OCORRA É NECESSÁRIO:

UM LEITOR ATIVO, QUE PROCESSA E EXAMINA O TEXTO, PARA ISSO, FAZ USO DE SEU CONHECIMENTO PRÉVIO, FAZ PREDIÇÕES, CHECA, RESUME;

UM OBJETIVO PARA GUIAR A LEITURA (LAZER, INFORMAÇÃO, INSTRUÇÃO...).

 

INTERVÉM NA COMPREENSÃO DO TEXTO ESCRITO:

TEXTO: FORMA E CONTEÚDO;

LEITOR: EXPECTATIVAS E CONHECIMENTOS PRÉVIOS.

 

DESENVOLVER ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO:

ATIVAR O CONHECIMENTO PRÉVIO, REFLETINDO SOBRE: TÍTULO, OUTROS INDICADORES – LETRAS, NEGRITO, ILUSTRAÇÃO...

ESTABELECER OBJETIVOS DE LEITURA: O QUE É FUNDAMENTAL PARA ATINGIR O OBJETIVO E O QUE É POUCO RELEVANTE?
PREVER, INFERIR, AUTO-QUESTIONAR, CHECAR E RESUMIR.
 
LER NÃO É SIMPLESMENTE DECODIFICAR, MAS ATRIBUIR SENTIDO AO TEXTO;
PERCEBER AS PALAVRAS GLOBALMENTE, ADIVINHAR OUTRAS GUIADO POR SEU CONHECIMENTO PRÉVIO E POR USAR HIPÓTESE DE LEITURA;
FAZER DURANTE A LEITURA ANTECIPAÇÕES (O QUE VIRÁ NO TEXTO) E INTERFERÊNCIAS (PROCURA DEPREENDER O QUE NÃO ESTÁ EXPLÍCITO);
CONFIRMAR OU NÃO AS SUAS ANTECIPAÇÕES E INTERFERÊNCIAS (CHECAGEM – VERIFICAÇÃO). 
 "NÃO DEVEMOS ESPERAR QUE AS CRIANÇAS APRENDAM A LER AO MESMO TEMPO OU NO MESMO RITMO, OU COM OS MESMOS MATERIAIS, PELA SIMPLES RAZÃO DE QUE CRIANÇAS SÃO INDIVÍDUOS.

ESTA INDIVIDUALIDADE PODE SER INCONVENIENTE DO PONTO DE VISTA ADMINISTRATIVO, MAS É UM ASPECTO QUE A EDUCAÇÃO DEVE DESENVOLVER AO INVÉS DE ERRADICAR.

AS CRIANÇAS QUE NÃO CONSEGUEM ENTENDER CERTOS MATERIAIS OU ATIVIDADES COM OS QUAIS DEVEM APRENDER A LER NA ESCOLA NÃO TÊM UM PROBLEMA DE LEITURA; O PROBLEMA É DA ESCOLA”.


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