APRENDENDO A
LER
“APRENDER A LER É
AMPLIAR AS POSSIBILIDADES DE INTERLOCUÇÃO COM PESSOAS QUE JAMAIS ENCONTRAREMOS
NA FRENTE E, POR INTERAGIRMOS COM ELAS, SERMOS CAPAZES DE COMPREENDER, CRITICAR E
AVALIAR SEU MODO DE COMPREENDER O MUNDO, AS COISAS, AS GENTES E SUAS RELAÇÕES.
ISSO É LER. E ESCREVER É SER CAPAZ DE COLOCAR-SE NA POSIÇÃO DAQUELE QUE
REGISTRA SUAS COMPREENSÕES PARA SEREM LIDAS POR OUTROS E, PORTANTO, COM ELES
INTERAGIR.”
JOÃO W. GERALDI
LEITURA
NA TOMADA DE CONSCIÊNCIA DOS USOS DA ESCRITA;
NA INSTAURAÇÃO DE FORTES VIVÊNCIAS
LER É ATRIBUIR SENTIDO A UM ESCRITO:
A PARTIR DE UM QUESTIONAMENTO;
NASCIDO DE UMA REAL NECESSIDADE;
TIRANDO TODOS OS INDÍCIOS QUE PODEM SER CONTADOS: HIPÓTESES E CHECAGEM.
LER É UM
PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE O LEITOR E O TEXTO PARA SATISFAZER OS OBJETIVOS QUE
GUIAM A LEITURA.
LER É
COMPREENDER.
PARA QUE A
LEITURA OCORRA É NECESSÁRIO:
UM LEITOR
ATIVO, QUE PROCESSA E EXAMINA O TEXTO, PARA ISSO, FAZ USO DE SEU CONHECIMENTO
PRÉVIO, FAZ PREDIÇÕES, CHECA, RESUME;
UM OBJETIVO
PARA GUIAR A LEITURA (LAZER, INFORMAÇÃO, INSTRUÇÃO...).
INTERVÉM NA
COMPREENSÃO DO TEXTO ESCRITO:
TEXTO: FORMA E
CONTEÚDO;
LEITOR: EXPECTATIVAS
E CONHECIMENTOS PRÉVIOS.
DESENVOLVER
ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO:
ATIVAR O
CONHECIMENTO PRÉVIO, REFLETINDO SOBRE: TÍTULO, OUTROS INDICADORES – LETRAS,
NEGRITO, ILUSTRAÇÃO...
PREVER, INFERIR, AUTO-QUESTIONAR, CHECAR E RESUMIR.
LER NÃO É SIMPLESMENTE DECODIFICAR, MAS ATRIBUIR SENTIDO AO TEXTO;
PERCEBER AS PALAVRAS GLOBALMENTE, ADIVINHAR OUTRAS GUIADO POR SEU CONHECIMENTO PRÉVIO E POR USAR HIPÓTESE DE LEITURA;
FAZER DURANTE A LEITURA ANTECIPAÇÕES (O QUE VIRÁ NO TEXTO) E INTERFERÊNCIAS (PROCURA DEPREENDER O QUE NÃO ESTÁ EXPLÍCITO);
CONFIRMAR OU NÃO AS SUAS ANTECIPAÇÕES E INTERFERÊNCIAS (CHECAGEM – VERIFICAÇÃO).
ESTA
INDIVIDUALIDADE PODE SER INCONVENIENTE DO PONTO DE VISTA ADMINISTRATIVO, MAS É
UM ASPECTO QUE A EDUCAÇÃO DEVE DESENVOLVER AO INVÉS DE ERRADICAR.
AS CRIANÇAS QUE
NÃO CONSEGUEM ENTENDER CERTOS MATERIAIS OU ATIVIDADES COM OS QUAIS DEVEM
APRENDER A LER NA ESCOLA NÃO TÊM UM PROBLEMA DE LEITURA; O PROBLEMA É DA
ESCOLA”.
No Comments