I - O
Haicai é poema conciso, formado de 17 sílabas, ou melhor, sons, distribuídas em
três versos (5-7-5), sem rima nem título e com o termo-de-estação do ano
(kigô).
II - O
kigô é a palavra que representa uma das quatro estações, primavera, verão,
outono e inverno; p. ex., IPÊ (flor de primavera), CALOR (fenômeno ambiental de
verão), LIBÉLULA (inseto de outono) e FESTA JUNINA (evento de inverno).
III -
Cada estação do ano tem o próprio caráter, do ponto de vista da sensibilidade
do poeta; p. ex., Primavera (alegria), Verão (vivacidade), Outono (melancolia)
e inverno (tranquilidade).
IV - O
haicai é poema que expressa fielmente a sensibilidade do autor. Por isso,
- respeitar a simplicidade;
- evitar o "enfeite"
de "termos poéticos";
- captar um instante em seu
núcleo de eternidade, ou melhor, um momento de transitoriedade;
- evitar o raciocínio.
V - A
métrica ideal do haicai é a seguinte: 5 sílabas no primeiro verso, 7 no segundo
e 5 no terceiro; mas não há exigência rigorosa, obedecida a regra de não
ultrapassar 17 sílabas ao todo, e também não muito menos que isso. E a contagem
das sílabas termina sempre na sílaba tônica da última palavra de cada verso.
VI - O
haicai é poemeto popular; por isso usa-se palavras quotidianas e de fácil
compreensão.
VII - O
dono do haicai é o próprio autor; por isso, deve-se evitar imitação de qualquer
forma, procurando sempre a verdade do espírito haicaísta, que exige consciência
e realidade.
VIII - O
haicaísta atento capta a instantaneidade, qual apertar o botão da câmera.
IX - O haicai é considerado como uma espécie de
diálogo entre autor e apreciador; por isso, não se deve explicar tudo por tudo.
A emoção ou a sensação sentida pelo autor deve apenas sugerida, a fim de
permitir ao leitor o re-acontecer dessa emoção, para que ele possa concluir, à
sua maneira, o poema assim apresentado. Em outras palavras, o haicai não deve
ser um poema discursivo e acabado.
X - O
haicai é um produto de imaginação emanada da sensibilidade do haicaísta; por
isso, deve-se evitar expressões de causalidade, sentimentalismo vazio ou
pieguice.
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