AS
CINCO REGRAS ÉTICAS DO TRABALHO DOCENTE:
*
A PRIMEIRÍSSIMA REGRA IMPLICA A
COMPREENSÃO DO ALUNO-PROBLEMA COMO UM PORTA-VOZ DAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS
*
A SEGUNDA REGRA ÉTICA REFERE-SE À
DES-IDEALIZAÇÃO DO PERFIL DE ALUNO. OU SEJA, ABANDONEMOS A IMAGEM DO ALUNO
IDEAL, DE COMO ELE DEVERIA SER, QUAIS HÁBITOS DEVERIA TER, E CONJUGUEMOS NOSSO
MATERIAL HUMANO CONCRETO, OS RECURSOS HUMANOS DISPONÍVEIS. O ALUNO, TAL COMO
ELE É, É AQUELE QUE CARECE (APENAS) DE NÓS E DE QUEM NÓS CARECEMOS,
*
A TERCEIRA REGRA IMPLICA A
FIDELIDADE AO CONTRATO PEDAGÓGICO. É OBRIGATÓRIO QUE NÃO ABRAMOS MÃO, SOB
HIPÓTESE ALGUMA, DO ESCOPO DE NOSSA AÇÃO, DO OBJETO DE NOSSO TRABALHO, QUE É
APENAS UM: O CONHECIMENTO. É IMPRESCINDÍVEL QUE TENHAMOS CLAREZA DE NOSSA
TAREFA
*
A QUARTA REGRA É A EXPERIMENTAÇÃO DE
NOVAS ESTRATÉGIAS DE TRABALHO. PRECISAMOS TOMAR O NOSSO OFÍCIO COMO UM CAMPO
PRIVILEGIADO DE APRENDIZAGEM, DE INVESTIGAÇÃO DE NOVAS POSSIBILIDADES DE
ATUAÇÃO PROFISSIONAL. SALA DE AULA É LABORATÓRIO PEDAGÓGICO, SEMPRE! NÃO É O
ALUNO QUE NÃO SE ENCAIXA NO QUE NÓS OFERECEMOS; SOMOS NÓS QUE, DE CERTA FORMA,
NÃO NOS ADEQUAMOS ÀS SUAS POSSIBILIDADES. PRECISAMOS, ENTÃO, REINVENTAR OS
MÉTODOS, PRECISAMOS REINVENTAR OS CONTEÚDOS
*
A ÚLTIMA REGRA ÉTICA, E COM A QUAL
ENCERRAMOS NOSSO PERCURSO, É A IDEIA DE QUE DOIS SÃO OS VALORES BÁSICOS QUE
DEVEM PRESIDIR NOSSA AÇÃO
No Comments