Quando
o assunto é: Estratégias
Você certamente faz algumas coisas quando está se dedicando a
aprender algo. Se é material de leitura, lê, relê, repete, faz perguntas,
resume, desenha diagramas, memoriza. Se envolve alguma habilidade, pratica
seguindo um roteiro ou imitando alguém, como na dança, ou visualiza. O
aprendizado pode também envolver um processo de tentativa-e-feedback,
isto é, tentar fazer, observar o resultado e ajustar até sair como você quer ou
como acha que deve ser. Ou seja, você aplica alguma estratégia que visa
diretamente o aprender.
Combinar
estratégias com a principal pode facilitar a obtenção e multiplicar o
rendimento e a qualidade dos resultados, tanto que já fazemos isso em alguma
medida. Há pessoas que estudam ouvindo música. Uma meditação pode incluir uma
música suave. Até a postura, como você bem deve saber, pode influenciar nos
resultados.
Vamos descrever aqui estratégias variadas que apoiam o processo
de aprendizado, no sentido de facilitar, acelerar, suavizar e tornar mais
eficiente, eficaz ou agradável. Você pode incorporar todas ou nenhuma, aplicar
uma em um dia e outra noutro dia. Pode ser até que já aplique alguma,
conscientemente ou não; mais importante é você testá-las e ver o que faz
diferença para você.
Antes
1) Prepare o ambiente - Quando decidir que é hora,
antecipe o que vai precisar e deixe tudo à mão: livros, anotações, dicionário.
Se for usar computadores, leve seus alunos para a sala de computação. O
objetivo é montar um ambiente que permita o máximo possível de foco e
concentração.
2) Ative sua motivação - Diga para os seus alunos o que
vai se feito. Ative a lembrança dos motivos que o levaram a assumir o
compromisso do qual decorre a atividade a seguir. O que você vai obter ao
final? E o que isso lhe trará? Imagine por um momento que já está obtendo
benefícios de sua dedicação.
3) Ative seus conhecimentos - Faça perguntas a si mesmo
sobre o assunto antes de começar a trabalhar com seus alunos. O que já aprendi sobre isto? Que experiências
e práticas já tive? Em que já usei este material ou parte dele? O quanto já
progredi? O quanto sabia antes, e quanto sei agora? Não é preciso esforço, as
perguntas já induzem a resposta, você apenas fica esperando o efeito.
Você pode repassar o material, apenas olhando um ou outro
tópico, assim com quem não quer nada. Pode também fazer coisas simples para
"aquecer", como operações matemáticas com números de 5 dígitos, por
exemplo, para temas que envolvem raciocínio. Se o tema for canto, você pode
fazer um brainstorming de sons, isto é, emitir sons aleatoriamente por algum
tempo. Se for dança, o aquecimento pode ser repassar os passos básicos.
4) Ative suas atitudes - De que maneira quer se dedicar e
vice-versa? Expresse as atitudes que gostaria de manter durante a aula.
Sugestões: "estar concentrado", "focar o melhor possível no
objetivo", "desligar-me de tudo que não estiver relacionado",
"com amor", "ligado", "com a maior objetividade".
Neste ponto você pode se programar também sobre como vai lidar com interrupções
internas ou externas. Com paciência? Com tolerância?
Não se preocupe se vai ou não agir conforme determinou; a sua
declaração de intenção é a mobilizadora de recursos. Apenas expresse e vá para
o próximo passo.
Durante
5) Defina sua intenção imediata - Declare verbal ou
mentalmente o que pretende para o próximo segmento de estudo. Nem sempre é
possível ser muito específico, faça o melhor possível. Você vai estudar um
capítulo? Praticar uma sequência? Decida quanto tempo irá dedicar minimamente
(depois você pode tomar outra decisão). Para esta etapa, você pode consultar os
seus PPPs (próximos pequenos passos) definidos na sessão prévia (veja abaixo a
seção Depois). Ajuste-os se for o caso, para incorporar novas e melhores ideias.
6) Solte-se - De vez em quando, relaxe
na postura, isto é, solte seu corpo ou partes dele o quanto for possível.
Como está sua testa agora? E seus ombros? Não esqueça de fazer o mesmo com seus
alunos.
7) Faça pausas - Após algum segmento de dedicação, faça
uma pausa com a intenção de permitir ao seu sistema a absorção e a incorporação
do novo material. Enquanto isso, você descansa, em caráter remediativo ou
preventivo.
8) Interrupções - Por mais que não queiramos, podem
ocorrer interrupções. Se isso ocorrer, após decidir verificar e antes de
desviar-se, registre o ponto de retorno, o que fará quando voltar. Pode ser um
capítulo, um exercício, um movimento. O registro pode ser tão simples quanto um
lápis na página correta, uma anotação ou uma imagem mental.
Depois
9) Verifique o progresso - Avalie o rendimento da aula.
Se usou alguma das estratégias sugeridas, veja se dá para saber se foi útil ou
não, se vai praticar uma outra vez para avaliar melhor. Se concluir que não
progrediu muito, é um momento de reavaliar as estratégias de aprendizado, e
talvez decidir fazer mudanças, talvez pesquisar um pouco sobre o que existe que
você talvez não conheça.
10) PPPs - defina e registre os Próximos Pequenos
Passos a serem dados no assunto. Estes têm uma importância especial:
definir PPPs é garantir que você pode se desligar do assunto tranquilamente; se
esquecer, já tem as ligações para retomar do ponto onde parou. Se você já ficou
pensando em algo por medo de esquecer, sabe avaliar a utilidade desta
alternativa.
11) Reconheça - Separe um minuto para fazer o
auto-reconhecimento: procure algo de bom no que fez, como ter-se dedicado, ter
aprendido um pouco mais, estar mais próximo do objetivo, ter tido disciplina, o
que quer que você encontre de bom e positivo. Para cada um, procure o prazer e
a satisfação que lhe proporciona. Usufrua, isto é, dedique-se a ficar sentindo
cada prazer ou emoção prazerosa por alguns segundos.
12) Guarde as coisas - No final, retorne o ambiente ao
seu estado normal, guardando materiais, fechando programas e limpando eventuais
resíduos da atividade. O objetivo aqui é mais do que organização: você está
enviando uma mensagem ao seu cérebro de que a aula está encerrada, você vai
fazer outra coisa e quer se concentrar devidamente nessa outra coisa, seja o
que for. (talvez uma mudança para outra sala de aula).
13) Faça uma transição adequada - Quando nos dedicamos
com intensidade a algo, há a possibilidade de que representações mentais e até
emoções fiquem ativas, independentemente da nossa vontade, mesmo quando não
estamos nos dedicando e queremos fazer outra coisa. Assim, antes de fazer essa
outra coisa, e se julgar necessário, execute algumas ações para "quebrar o
estado". Em geral são coisas prazerosas. Também pode ser uma atividade
física, como exercícios, alongamentos e caminhadas, ou simplesmente relaxar. Se
for aula vaga outra possibilidade é acessar algum site interessante, como de
humor, por exemplo. O importante é você achar algo que funcione para mudar o
estado em no máximo alguns minutos.
Um comentário final
As estratégias sugeridas podem ser úteis em uma outra dimensão.
Pense, por exemplo, que ativar seus conhecimentos antes de uma aula de estudo
já se tornou um hábito. O que vai acontecer após alguma prática é que,
simplesmente ao decidir que vai se dedicar, sua mente já naturalmente vai
ativar seus conhecimentos prévios, sem que você precise conscientemente
estimular. É quando tudo se torna rápido, mais espontâneo e mais fácil.
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