É
correto usar um apito para disciplinar os alunos?
O problema não está no uso do instrumento, mas no
fato de o controle da disciplina estar centrado no professor. Mais do que
discutir se devemos usar apito, sino ou outra forma de controle, é preciso
pensar em como se chegou a essa solução e se a elaboração e a aplicação dela
foram democráticas. Procure sempre envolver os alunos na reflexão e na busca
por soluções para questões que dizem respeito a eles. Essas são oportunidades
de aprendizagem do diálogo, da negociação, da procura por soluções e da
construção de regras que beneficiam todos, promovem o respeito e melhoram a
convivência. O apito, embora não seja a melhor opção, pode ser empregado se o
uso dele for decidido pelo grupo após uma conversa sobre os problemas - e se
qualquer um que se sentir incomodado possa soprá-lo como um sinal para que a
turma fale mais baixo. Se a ideia não trouxer os resultados esperados,
coloca-se novamente a questão para a turma. Lembre-se de que as soluções que
não dão certo também são boas oportunidades de trabalhar a regulação de um
grupo.
Telma Vinha é professora de Psicologia Educacional
na Unicamp e tira dúvidas sobre comportamento.
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