Quando o assunto é:
Dinâmicas
Dependendo do objetivo que se pretende atingir será a
dinâmica escolhida, e o momento de aplicá-la também é muito importante.
As dinâmicas que favorecem a integração da classe
normalmente são inseridas logo no início do ano letivo e são úteis não só para
integrar os alunos como também para que o professor conheça melhor os seus
alunos.
Para isso preciso conhecer bem os alunos, saber do que
gostam ou não gostam, o que fazem nas horas livres.
Poderia simplesmente passar um questionário para que
preenchessem, mas a dinâmica além de me informar também ajuda os alunos a se
conhecerem e se integrarem melhor. Como uma parte do trabalho em classe
pode ser feito em grupo, isso será uma boa preparação para que trabalhem juntos
e consigam um rendimento melhor.
As dinâmicas que propõem uma idéia são aplicadas de acordo
com o momento ou a necessidade. Em vez de um longo sermão (do qual eles só
ouvirão as primeiras frases) uma dinâmica pode passar o mesmo conceito de forma
agradável e divertida.
Algumas classes, por serem muito apáticas precisam de uma
dinâmica para participarem mais; já outras têm problemas com a disciplina,
então uma dinâmica para reforçar a necessidade de ordem e atenção será muito
útil a qualquer momento.
No final de um semestre, semana ou mesmo uma aula que tenha
exigido muito dos alunos, ou quando eles reclamam que estão sobrecarregados de
atividades, alguns minutos usados numa dinâmica serão muito bem aproveitados.
Sites próprios têm várias dinâmicas e jogos que podem ser
usados como estão ou adaptados, ou que ainda podem servir de inspiração para a
criação de novas dinâmicas que atendam às suas necessidades como professor ou
que se enquadrem às particularidades do seu grupo.
Caso queiram saber mais sobre o assunto, procurem o livro Dinâmica
de Grupo – Teorias e Sistema, que trata o assunto de forma mais
aprofundada, e após sua leitura o professor poderá criar suas próprias
dinâmicas ou conduzir as que já venham aplicando de forma mais organizada e
profissional. Caso queira algo que já esteja pronto para uso, há o livro Brincadeiras
e Dinâmicas para Grupos,
com 30 sugestões que o professor já
pode usar assim que começarem as aulas.
No Comments