É HORA DE
DISCUTIR AVALIAÇÃO. E REGRAS
NO COLÉGIO
MONTEIRO LOBATO, DE PORTO ALEGRE, NÃO HÁ MAIS PROVAS. "NOSSO OBJETIVO NÃO
É TESTAR O ALUNO, MAS REALIZAR UM DIAGNÓSTICO PARA DETECTAR DEFICIÊNCIAS NO
APRENDIZADO E TRABALHAR ESSES PONTOS NOVAMENTE", EXPLICA O PROFESSOR
LUCIANO DENARDIN DE OLIVEIRA. POR ISSO, O ALUNO NÃO VÊ MAIS RAZÃO PARA SE VALER
DO "JEITINHO BRASILEIRO". LÁ SÓ SE AVALIA O QUE JÁ FOI BEM TRABALHADO
E NINGUÉM PRECISA COLAR FÓRMULAS, POIS ELAS FICAM NO QUADRO-NEGRO, PARA TODO
MUNDO VER.
A PROVA COM CONSULTA É O MELHOR ANTÍDOTO DA COLA PARA GUSTAVO BERNARDO,
PROFESSOR NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO. "A AVALIAÇÃO QUE DÁ
MARGEM À COLA PRECISA SER ABOLIDA, PROPORCIONANDO UMA RELAÇÃO DE CONFIANÇA, NÃO
SÓ DO PROFESSOR NOS ALUNOS, MAS DOS ALUNOS NO PRÓPRIO SABER."
AS AVALIAÇÕES QUE BERNARDO PROPÕE TÊM O OBJETIVO DE ESTIMULAR A CAPACIDADE DE
ARGUMENTAÇÃO. DURANTE OS TESTES, OS ALUNOS PODEM CONSULTAR CADERNOS, LIVROS E
ATÉ UNS AOS OUTROS, DESDE QUE NÃO COPIEM. "E A SALA NÃO VIRA UMA
BAGUNÇA."
NO COLÉGIO
ESTADUAL EMÍLIO DE MENEZES, EM CURITIBA, A HORA DA PROVA NÃO É MOMENTO DE
TERRORISMO, DE ACORDO COM O DIRETOR ALCIDES JOSÉ DE CARVALHO. "DAMOS MAIS
ÊNFASE À QUESTÃO FORMATIVA E VALORIZAMOS O PROGRESSO DO ALUNO INDEPENDENTEMENTE
DE ELE SER O 'MELHOR' OU O 'PIOR', DA TURMA." POR ISSO, AS SITUAÇÕES DE
COLA NÃO SÃO FREQUENTES.
QUANDO ALGUM PROBLEMA DESSE TIPO ACONTECE, O ALUNO É ENCAMINHADO PARA A
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL. "MOSTRAMOS QUE A ATITUDE NÃO ERA CORRETA",
DIZ O DIRETOR, ENFATIZANDO O CUIDADO DE FALAR DA ATITUDE E NÃO DA PESSOA. OU
SEJA, NÃO É O ALUNO QUE ESTÁ ERRADO, E SIM O QUE ELE FEZ. "TEMOS UMA
GRANDE FUNÇÃO SOCIAL DE PREPARAR O ALUNO PARA NÃO COMPACTUAR COM O MODELO DA
CHAMADA 'LEI DE GERSON', QUE DEFENDE QUE O IMPORTANTE É LEVAR VANTAGEM EM
TUDO."
É HORA DE
DISCUTIR AVALIAÇÃO. E REGRAS
PESE O QUE
VOCÊ ESTÁ EXIGINDO NAS PROVAS. PARA SE SAIR BEM NELAS O ALUNO PRECISA DECORAR
FÓRMULAS E DATAS? O CONTEÚDO QUE ESTÁ SENDO COBRADO FOI BEM COMPREENDIDO PELA
TURMA?
PENSE E DISCUTA COM COLEGAS, ALUNOS E DIREÇÃO SE O MÉTODO DE AVALIAÇÃO ADOTADO
PELA ESCOLA É JUSTO E EFICIENTE. É APENAS A NOTA DA PROVA QUE DEFINE O NÍVEL DE
APRENDIZAGEM DA TURMA OU OUTRAS FORMAS DE AVALIAÇÃO ESTÃO SENDO LEVADAS EM
CONTA?
QUE
IMPORTÂNCIA VOCÊ DÁ À NOTA DA PROVA: É SEMPRE UM ATESTADO DE IGNORÂNCIA OU DE
INTELIGÊNCIA? OU VOCÊ CONSIDERA A PROVA UMA FORMA DE REORIENTAR AS SUAS AÇÕES?
QUE TAL OLHAR SEM PRECONCEITO PARA O ALUNO QUE FOI PEGO COLANDO E PERGUNTAR:
POR QUE FEZ ISSO? TEVE UM COMPORTAMENTO DESONESTO PURA E SIMPLESMENTE OU
PARECIA INSEGURO E NERVOSO POR NÃO TER ESTUDADO DIREITO? ÀS VEZES O PAVOR É
TANTO QUE O ALUNO ESQUECE TUDO QUE ESTUDOU. SERÁ QUE ELE NECESSITA DE AJUDA OU
VOCÊ PRECISA REPENSAR A AVALIAÇÃO?
QUANDO BOA PARTE DA TURMA TIROU NOTA BAIXA, VOCÊ APROVEITA PARA FAZER UMA AUTO AVALIAÇÃO
OU ENTENDE QUE O PROBLEMA ESTÁ NA INCAPACIDADE DE APRENDIZAGEM DELES?
HÁ
TRANSPARÊNCIA NA SUA RELAÇÃO COM OS ALUNOS, COM ESPAÇO, POR EXEMPLO, PARA
DISCUTIR A NOTA?
ANTIGAMENTE,
O PROFESSOR PODIA SAIR DA SALA DURANTE A PROVA, PORQUE CONFIAVA NOS ALUNOS.
HOJE, RAROS TÊM ESSA ATITUDE. IMAGINE COMO SERIA SE VOCÊ DEIXASSE SEUS ALUNOS
SOZINHOS DURANTE A PROVA. PARA VOCÊ, ISSO MUDARIA O RESULTADO DA AVALIAÇÃO?
SUA ESCOLA CRIA ESPAÇO PARA A DISCUSSÃO DA ÉTICA? SABEMOS QUE O COMPORTAMENTO
ÉTICO CHEGA A SER DESESTIMULADO NA NOSSA SOCIEDADE COMPETITIVA E DESIGUAL. E SE
VOCÊ TRANSFORMASSE O PROBLEMA NO MOTE DE UMA DISCUSSÃO?
VOCÊ SABIA QUE UMA PROVA NÃO PROVA NADA? UMA COLA TAMBÉM NÃO. SE O ALUNO FAZ UM
LEMBRETE NÃO INDICA QUE ELE É MAU CARÁTER.
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