O
ADOLESCENTE E A ESCOLA
PROVOCAÇÃO E BRIGAS NA ESCOLA
SENTIR-SE INTIMIDADO PODE CAUSAR MEDO, RESSENTIMENTO E
HUMILHAÇÃO A UM ADOLESCENTE. COMO A MAIORIA DOS ADOLESCENTES SÃO INTENSAMENTE
PREOCUPADOS COM A IMAGEM QUE PROJETAM E COM A IMPRESSÃO QUE CAUSAM NO RESTO DO
GRUPO, ELES SÃO PARTICULARMENTE VULNERÁVEIS A PROVOCAÇÕES DE OUTROS RAPAZES E
GAROTAS, QUE ESCOLHEM ALVOS SENSÍVEIS COMO UMA FORMA DE NEGAR SUA PRÓPRIA
FRAGILIDADE. PODE HAVER APELIDOS, TALVEZ MOTIVADOS POR ALGUMA CARACTERÍSTICA
FÍSICA COMO SER GORDO OU MAGRO DEMAIS, OU POR ALGUMA FOFOCA, POR FATOS
INVENTADOS, ATRIBUTOS SEXUAIS, OU MESMO RELACIONADOS À FAMÍLIA E À RAÇA. O
ADOLESCENTE PROVOCADO PODE DESENVOLVER UM SENSO DE INJUSTIÇA E UM PROFUNDO
RESSENTIMENTO QUE PODEM LEVÁ-LO AO ABSENTEÍSMO OU À TOTAL RECUSA EM IR À
ESCOLA. OS PAIS E PROFESSORES,
ÀS VEZES, TENDEM A IGNORAR O PROBLEMA, OU ESPERAM QUE OS ADOLESCENTES POSSAM
RESOLVÊ-LO SOZINHOS. MAS OS ADOLESCENTES SÓ PODEM LIDAR COM O PROBLEMA SE
TIVEREM A FORÇA INTERIOR PARA FAZÊ-LO, SE TIVEREM A INTROSPEÇÃO PARA VER NO QUE
ESTÃO CONTRIBUINDO, E SE A SITUAÇÃO EXTERIOR NÃO FOR SUFICIENTEMENTE SÉRIA PARA
REQUERER A AJUDA DE UM ESPECIALISTA.
QUANTO MAIS ABERTAMENTE O
PROBLEMA FOR DISCUTIDO, MELHOR. O QUE ÀS VEZES TORNA ESTE ASSUNTO TÃO DIFÍCIL E
DOLOROSO PARA OS ADOLESCENTES É QUE ELES PODEM SENTIR-SE TERRIVELMENTE
VULNERÁVEIS E MAGOADOS, E SUA AUTO-ESTIMA PODE SER ATINGIDA. O APOIO E A
COMPREENSÃO DOS PAIS COSTUMA SER O BASTANTE PARA AJUDÁ-LOS A SUPERAR A CRISE.
SE NÃO FOR O CASO, É IMPORTANTE PROCURAR A ESCOLA E VER SE ELA SUGERE ALGUMA
FORMA DE CONTORNAR O PROBLEMA. ALGUMAS ESCOLAS TÊM MANEIRAS PRÓPRIAS DE LIDAR
COM ESTE TIPO DE INCIDENTE; EM OUTRAS VOCÊ (E SEU FILHO) PRECISARÃO CONVERSAR
PESSOALMENTE COM AS AUTORIDADES RESPONSÁVEIS.
A ADOLESCÊNCIA
JONATHAN BRADLEY E
HÉLÈNE DUBINSKY
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