"A carta da Terra"

A CARTA DA TERRA

 

COMO É A TERRA, NOSSO PLANETA?

A Terra, nosso lar, está viva com uma comunidade de vida única. As forças da natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condições essenciais para a evolução da vida. A capacidade de recuperação da comunidade da vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável com seus sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo. O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum de todas as pessoas. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é um dever sagrado.

COMO É A VIDA NA TERRA, QUEM MORA NELA?

Os padrões dominantes de produção e consumo estão causando devastação ambiental, redução dos recursos e uma massiva extinção de espécies. Comunidades estão sendo arruinadas. Os benefícios do desenvolvimento não estão sendo divididos equitativamente e o fosso entre ricos e pobres está aumentando. A injustiça, a pobreza, a ignorância e os conflitos violentos têm aumentado e é causa de grande sofrimento. O crescimento sem precedentes da população humana tem sobrecarregado os sistemas ecológico e social. As bases da segurança global estão ameaçadas. Essas tendências são perigosas, mas não inevitáveis.

QUAIS SÃO OS DESAFIOS PARA O FUTURO?

A escolha é nossa: formar uma aliança global para cuidar da Terra e uns dos outros, ou arriscar a nossa destruição e a da diversidade da vida. São necessárias mudanças fundamentais dos nossos valores, instituições e modos de vida. Devemos entender que quando as necessidades básicas forem atingidas, o desenvolvimento humano é primariamente ser mais, não, ter mais. Temos o conhecimento e a tecnologia para abastecer a todos e reduzir nossos impactos ao meio ambiente. O aparecimento de uma sociedade civil global está criando novas oportunidades para construir um mundo democrático e humano. Nossos desafios, ambientais, econômicos, políticos, sociais e espirituais estão interligados, e juntos podemos forjar soluções includentes.

COMO ERA ANTIGAMENTE O NOSSO PLANETA E COMO ELE ESTÁ HOJE?

ANTES: Não somente há vida sobre a Terra. Ela mesma é viva, um superorganismo que se autorregula para manter um equilíbrio favorável à existência e à persistência da vida. Foi denominada de Gaia, deusa grega, responsável pela fecundidade da Mãe Terra.

Para mostrar como a Terra é realmente viva, aduzamos um exemplo do conhecido biólogo Edward Wilson: “num só grama de solo, ou seja, em menos de um punhado de terra, vivem cerca de 10 bilhões de bactérias, pertencentes a seis mil espécies diferentes” (A criação, 2008, 26). Efetivamente, a Terra é Mãe e é Gaia, geradora de toda a biodiversidade.

 

 

DEPOIS: Entretanto, olhando a Terra não de fora e de longe, mas de perto e de dentro, nos  damos conta de que a nossa Mãe se encontra crucificada. Possui o rosto do terceiro e quarto mundo, porque vem sistematicamente agredida e violada.  Quase a metade de seus filhos e filhas padecem fome, estão doentes e são condenados a morrer antes do tempo.

 

LITOSFERA

A Litosfera é a camada sólida superficial do planeta Terra. Ela é composta pela crosta dos continentes, crosta dos oceanos e também pela parte superior do manto terrestre. É na superfície desta camada que vivemos e que estão localizados os oceanos, rios, florestas e montanhas.

 

Principais características

 - É uma camada rígida (sólida), resistente e fina (em comparação as outras camadas). Essa rigidez é devido ao fato de estar localizada distante do núcleo do planeta, onde as temperaturas são elevadíssimas.

- É composta por rochas (magmáticas, metamórficas e sedimentares) e minerais.

- Possui espessura de 50 a 200 km.

- A litosfera é fragmentada em várias placas tectônicas.

- Vários fenômenos geológicos ocorrem na litosfera como, por exemplo, atividades vulcânicas (erupções de vulcões) e terremotos (provocados pelo choque entre placas tectônicas).

- É a camada da Terra que sofre mais transformações em função, principalmente, da ação do homem e dos fenômenos da natureza (chuva, vento, calor solar, clima e etc.).

 


No Comments

Seja bem-vindo. Hoje é