ALFABETIZAÇÃO
COMPREENSÃO
DA FUNÇÃO E DO MODO DE CONSTRUÇÃO INTERNA DA ESCRITA;
É UM COMPLEXO
PROCESSO CONCEITUAL DE APROPRIAÇÃO DO CÓDIGO:
COMPREENSÃO
PARA QUE SERVE OS SINAIS DA ESCRITURA (LETRAS, SINAIS, PONTUAÇÃO,
SEPARABILIDADE) E DE QUE MODO ELES SE ARTICULAM NO TECIDO DA ESCRITA.
LETRAMENTO
COMPETÊNCIA
LINGUÍSTICA E LITERÁRIA NA ELABORAÇÃO DE TEXTOS DIVERSOS: COBRE UMA VASTA GAMA
DE CONHECIMENTOS, HABILIDADES, CAPACIDADES, VALORES, USOS E FUNÇÕES SOCIAIS;
HÁ NÍVEIS DE
COMPETÊNCIA: MESMO SEM ESTAR ALFABETIZADA UMA CRIANÇA PODE “LER” UM LIVRO OU
“ESCREVER” UMA CARTA;
AS
COMPETÊNCIAS DESENVOLVEM-SE EM SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS E NO USO DA DIVERSIDADE
TEXTUAL: CADA GÊNERO PRECISA SER APRENDIDO NA SUA ESPECIFICIDADE;
NA DIMENSÃO
MAIS INDIVIDUAL, LETRAMENTO (“LITERACY EVENTS”) SÃO OS EVENTOS EM QUE A
LINGUAGEM ESCRITA É ESSENCIAL À NATUREZA DAS INTERAÇÕES E AOS PROCESSOS E
ESTRATÉGIAS INTERPRETATIVAS DE SEUS PARTICIPANTES;
NUMA DIMENSÃO
SOCIAL OU CULTURAL, LETRAMENTO É O USO QUE SE FAZ DAS HABILIDADES DE LEITURA -
ESCRITA PARA RESPONDER ÀS DEMANDAS SOCIAIS.
No Comments