Letramento e Alfabetização

ALFABETIZAÇÃO

 

 

COMPREENSÃO DA FUNÇÃO E DO MODO DE CONSTRUÇÃO INTERNA DA ESCRITA;

É UM COMPLEXO PROCESSO CONCEITUAL DE APROPRIAÇÃO DO CÓDIGO:

COMPREENSÃO PARA QUE SERVE OS SINAIS DA ESCRITURA (LETRAS, SINAIS, PONTUAÇÃO, SEPARABILIDADE) E DE QUE MODO ELES SE ARTICULAM NO TECIDO DA ESCRITA.

 

 

 

LETRAMENTO

 

COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA E LITERÁRIA NA ELABORAÇÃO DE TEXTOS DIVERSOS: COBRE UMA VASTA GAMA DE CONHECIMENTOS, HABILIDADES, CAPACIDADES, VALORES, USOS E FUNÇÕES SOCIAIS;

HÁ NÍVEIS DE COMPETÊNCIA: MESMO SEM ESTAR ALFABETIZADA UMA CRIANÇA PODE “LER” UM LIVRO OU “ESCREVER” UMA CARTA;

AS COMPETÊNCIAS DESENVOLVEM-SE EM SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS E NO USO DA DIVERSIDADE TEXTUAL: CADA GÊNERO PRECISA SER APRENDIDO NA SUA ESPECIFICIDADE;

NA DIMENSÃO MAIS INDIVIDUAL, LETRAMENTO (“LITERACY EVENTS”) SÃO OS EVENTOS EM QUE A LINGUAGEM ESCRITA É ESSENCIAL À NATUREZA DAS INTERAÇÕES E AOS PROCESSOS E ESTRATÉGIAS INTERPRETATIVAS DE SEUS PARTICIPANTES;

NUMA DIMENSÃO SOCIAL OU CULTURAL, LETRAMENTO É O USO QUE SE FAZ DAS HABILIDADES DE LEITURA - ESCRITA PARA RESPONDER ÀS DEMANDAS SOCIAIS.


No Comments

Seja bem-vindo. Hoje é