Você lerá, abaixo, os temas que já caíram nas provas de
REDAÇÃO do ENEM. (de 1988 a 2014).
Você deve interpretar as palavras individualmente, para
posteriormente entender as frases;
Observe a frase que caiu em 1988: “Viver e aprender” onde temos:
Viver: ter vida;
existir.
Aprender: adquirir o conhecimento de; ficar sabendo;
instruir-se.
Sabendo o significado das palavras, volte à frase e redija uma redação.
Você deve fazer o mesmo com as demais frases; procure ajuda do
professor.
Atenção: Para compreender e interpretar algumas dessas frases você deve
pesquisar o tema em função da complexidade do assunto!
1998:
Viver e aprender
1999:
Cidadania e participação social
2000: Direitos
da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional
2001:
Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em
conflito?
2002: O
direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as
transformações sociais que o Brasil necessita?
2003: A
violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo
2004: Como
garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação
2005: O
trabalho infantil na sociedade brasileira
2006: O poder
de transformação da leitura
2007: O
desafio de se conviver com as diferenças
2008: Como
preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar
incentivos financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a
fiscalização e aplicar multas a quem desmatar
2009: O
indivíduo frente à ética nacional
2010: O
trabalho na construção da dignidade humana
2011: Viver em
rede no século 21: os limites entre o público e o privado
2012:
Movimento imigratório para o Brasil no século 21
2013: Efeitos
da implantação da Lei Seca no Brasil
2014:
Publicidade infantil em questão no Brasil
Observação: O
exercício proposto não é exclusivo para os alunos do ensino médio; podemos e
devemos avaliar o grau de maturidade da classe e dos alunos.
O exercício
deve vir acompanhado de outras tarefas, a saber: roda de leitura (jornais);
roda de conversa; exercícios práticos de dinâmica de grupo, etc.
No Comments