“APRENDER A LER É
AMPLIAR AS POSSIBILIDADES DE INTERLOCUÇÃO COM PESSOAS QUE JAMAIS ENCONTRAREMOS
NA FRENTE E, POR INTERAGIRMOS COM ELAS, SERMOS CAPAZES DE COMPREENDER, CRITICAR E
AVALIAR SEU MODO DE COMPREENDER O MUNDO, AS COISAS, AS GENTES E SUAS RELAÇÕES.
ISSO É LER. E ESCREVER É SER CAPAZ DE COLOCAR-SE NA POSIÇÃO DAQUELE QUE
REGISTRA SUAS COMPREENSÕES PARA SEREM LIDAS POR OUTROS E, PORTANTO, COM ELES
INTERAGIR.”
JOÃO W. GERALDI
LEITURA
A COMPREENSÃO
COMEÇA ANTES DA LEITURA:
NA TOMADA DE
CONSCIÊNCIA DOS USOS DA ESCRITA;
NA
INSTAURAÇÃO DE FORTES VIVÊNCIAS EM TORNO DOS TEXTOS.
LER É
ATRIBUIR SENTIDO A UM ESCRITO:
A PARTIR DE
UM QUESTIONAMENTO;
NASCIDO DE
UMA REAL NECESSIDADE;
TIRANDO TODOS
OS INDÍCIOS QUE PODEM SER CONTADOS: HIPÓTESES E CHECAGEM.
LER É UM
PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE O LEITOR E O TEXTO PARA SATISFAZER OS OBJETIVOS QUE
GUIAM A LEITURA.
LER É
COMPREENDER.
PARA QUE A
LEITURA OCORRA É NECESSÁRIO:
UM LEITOR
ATIVO, QUE PROCESSA E EXAMINA O TEXTO, PARA ISSO, FAZ USO DE SEU CONHECIMENTO
PRÉVIO, FAZ PREDIÇÕES, CHECA, RESUME;
UM OBJETIVO
PARA GUIAR A LEITURA (LAZER, INFORMAÇÃO, INSTRUÇÃO...).
INTERVÉM NA
COMPREENSÃO DO TEXTO ESCRITO:
TEXTO: FORMA
E CONTEÚDO;
LEITOR: EXPECTATIVAS
E CONHECIMENTOS PRÉVIOS.
DESENVOLVER
ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO:
ATIVAR O
CONHECIMENTO PRÉVIO, REFLETINDO SOBRE: TÍTULO, OUTROS INDICADORES – LETRAS,
NEGRITO, ILUSTRAÇÃO...
ESTABELECER
OBJETIVOS DE LEITURA: O QUE É FUNDAMENTAL PARA ATINGIR O OBJETIVO E O QUE É
POUCO RELEVANTE?
PREVER,
INFERIR, AUTO-QUESTIONAR, CHECAR E RESUMIR.
LER NÃO É
SIMPLESMENTE DECODIFICAR, MAS ATRIBUIR SENTIDO AO TEXTO;
PERCEBER AS
PALAVRAS GLOBALMENTE, ADIVINHAR OUTRAS GUIADO POR SEU CONHECIMENTO PRÉVIO E POR
USAR HIPÓTESE DE LEITURA;
FAZER DURANTE A LEITURA
ANTECIPAÇÕES (O QUE VIRÁ NO TEXTO) E INTERFERÊNCIAS (PROCURA DEPREENDER O QUE
NÃO ESTÁ EXPLÍCITO);
CONFIRMAR OU NÃO AS SUAS ANTECIPAÇÕES E INTERFERÊNCIAS (CHECAGEM – VERIFICAÇÃO).
NÃO O DEVEMOS ESPERAR QUE AS CRIANÇAS APRENDAM A LER AO MESMO TEMPO OU NO MESMO RITMO, OU COM OS MESMOS MATERIAIS, PELA SIMPLES RAZÃO DE QUE CRIANÇAS SÃO INDIVÍDUOS.
ESTA
INDIVIDUALIDADE PODE SER INCONVENIENTE DO PONTO DE VISTA ADMINISTRATIVO, MAS É
UM ASPECTO QUE A EDUCAÇÃO DEVE DESENVOLVER AO INVÉS DE ERRADICAR.
AS CRIANÇAS
QUE NÃO CONSEGUEM ENTENDER CERTOS MATERIAIS OU ATIVIDADES COM OS QUAIS DEVEM
APRENDER A LER NA ESCOLA NÃO TÊM UM PROBLEMA DE LEITURA; O PROBLEMA É DA
ESCOLA”.
No Comments